quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dia de Reis- 6 de janeiro

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita dos Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar. 

Para as crianças!!!
acesse o link abaixo



Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e são retirados todos os enfeites de Natal.



É tradição nesse dia fazermos o Bolo de Reis, uma receita na qual a massa recheada com frutas cristalizadas lembra o panetone.Os franceses preferem a Galette des Róis uma torta com massa folhada e recheio de amendoas.

Uma brincadeira feita nessas receitas é esconder um presente, dentro do bolo e quem o encontrar será o rei e no próximo ano e fará  o" Bolo de Reis".

Como é tradição comermos  panetone nesses dias próximos ao Natal e a torta de amêndoas não agrada a todos, resolvi fazer uma receita mais do nosso paladar. Decorei como os bolos tradicionais e coloquei a  surpresa dentro do  bolo.

Quem fará o Bolo de Reis no próximo ano?
Receita do meu Bolo de Reis


caramelizar uma forma com furo no meio
colocar fatias de abacaxi
Massa
Bata na batedeira 4 gemas ,2 xícaras de açúcar e 100 gramas de manteiga
Acrescente1xícara de leite,1c.de sobremesa de canela em pó e 3xícaras de farinha de trigo ( eu coloquei 2 de f de trigo e 1 de farinha de trigo integral).
Corte 4 fatias de abacaxi em quadrados e jogue na massa com algumas passas.
Bata as 4 claras em neve e adicione a massa cuidadosamente.
Por fim 1 colher  de chá cheia de fermento.
Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos

Dica :


Quando eu faço um bolo para uma festa ou reunião de amigos ,eu faço com a mesma massa um bolo pequeno.Assim eu posso provar antes o bolo que eu vou servir aos meus convidados.













2 comentários: